No último sábado, alunos do 4ª semestre do Curso Técnico em Agronegócio do Polo de Apoio Presencial de Miguel Pereira, participaram de oficina de empreendedorismo, atividade complementar desenvolvida pelo SENAR-Rio com o objetivo de aprimorar as competências empreendedoras dos participantes.
A oficina foi desenvolvida pelo instrutor do SENAR-Rio e tutor presencial do Curso Técnico em Agronegócio, Mozart Valle, e contou com três etapas: desenvolvimento de produto/serviço, plano de negócio e apresentação do produto para empresários do setor rural do município.
“Depois da criação do produto/serviço e da estruturação do plano de negócio, os alunos apresentaram à empresários da região, inspirado na série de TV “Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões”, abordando na apresentação, pontos como: mercado consumidor, estratégia do negócio, produção e fornecimento, viabilidade financeira, investimento necessário e outros pontos importantes como sustentabilidade e inovação”, disse o instrutor Mozart Valle.
Durante a apresentação, os empresários convidados (Daniel Guimarães, da Le Velo Montagne – Restaurante, Bistro e Bike Store, Mauro Peixoto, Panorama Regional – Jornal semanal, Paulo Pontes, produtor rural de gado de corte, e Paulo César Pereira – Universidade Severino Sombra) demonstraram interesse nos produtos, contribuindo com dicas e levantando pontos importantes do mercado.
Os alunos ficaram muito empolgados com a atividade, criando protótipos de produtos/serviços, como: armadilha para controle de pragas, estrutura para aquecimento de água, armazenamento de grãos, vaso autoirrigável, puff de garrafa pet, etc., e apresentando seus planos de negócios, engajados em “ vender” seus produtos, demonstrando dedicação e conhecimento.
Através do Programa Especial Atividades Complementares, o SENAR-Rio desenvolve eventos tendo como público alvo os alunos e egressos do Curso Técnico em Agronegócio, com o objetivo de ampliar as competências, habilidades e atitudes do técnico em agronegócio e em amparo ao egresso na busca de caminhos para a inserção no mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Agronegócio é realizado pelo SENAR – Rio de Janeiro em parceria com os Sindicatos Patronais Rurais nos municípios, através do Programa Rede e-Tec Brasil, linha do Pronatec, com recursos do Ministério da Educação e Cultura. Para maiores informações: 0800 282 0020 ou etec.senar.org.br.