No último sábado, alunos do 2º semestre do Curso Técnico em Agronegócio, Polo Miguel Pereira, participaram da aula externa da UC Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo, em uma propriedade rural familiar, localizada em Rio Pardo/Paty do Alferes.
A propriedade de 6 irmãos tem produção de maracujá e tomate. Desde 2001, os irmãos fazem parte de uma Associação, mas percebendo a necessidade de uma aproximação maior e complementar ao trabalho desta, no fim de 2017 criaram uma cooperativa própria, visando melhorar o mercado dos produtos da região. Hoje a cooperativa conta com vários outros produtores da comunidade, além de ser parceira do Sindicato Rural.
Silas Taborda, produtor e um dos proprietários, contou a história da família com a Associação e as Cooperativas:
“Quando iniciamos nesta jornada, não tínhamos conhecimento suficiente para prosseguir. Fomos buscando e crescendo, e hoje conseguimos administrar a nossa produção e levá-la para o mercado, seguindo as regulamentações.”
O Tutor Mozart César Valle, destacou a experiência da família com as organizações, vivenciando a necessidade e as diferenças entre elas:
“Cada organização tem o seu papel e o seu motivo de existir, é muito importante que as definições e o trabalho das organizações fiquem claras aos nossos futuros técnicos, e para a importância do Agronegócio.”
O Curso Técnico em Agronegócio é realizado pelo SENAR – Rio de Janeiro em parceria com os sindicatos Patronais Rurais nos municípios, através do Programa Rede e-Tec Brasil, linha do Pronatec, com recursos do Ministério da Educação e Cultura. Para maiores informações: 0800 2820020.