Nesta segunda-feira (13), o Sistema CNA/Senar inicia a missão técnica nacional do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças que está na 5ª edição.
A iniciativa vai apresentar diferentes sistemas de produção agropecuária para 10 participantes do programa que se destacaram nos desafios propostos, durante a realização da mais recente edição, durante a realização do programa. Ao longo de 12 meses, eles desenvolveram iniciativas inovadoras em diversas áreas com foco no produtor e nas comunidades locais.
Entre os 10 participantes está Juliana da Silva Virginio, de São José do Vale do Rio Preto (RJ), que promoveu ações para ampliar o consumo de produtos avícolas da cidade, usando o mascote “Cachulinha”, anagrama formado com a primeira sílaba dos principais produtos do município: caqui, chuchu e galinha.
Durante 17 dias, os jovens visitarão os estados de Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Rondônia. A coordenadora do CNA Jovem, Fernanda Nonato, afirmou que a ideia é aprofundar a compreensão dos diversos cenários agrícolas brasileiros por meio de experiências vivenciais, e ao mesmo tempo fortalecer as habilidades de liderança, as conexões interpessoais e o espírito empreendedor de cada jovem.
Confira o roteiro:
Minas Gerais
Passarão por Belo Horizonte, São Roque de Minas, Passos, Machado e Varginha para conhecer queijarias, associações e cooperativas, a produção de leite, frutas vermelhas e café.
Bahia
O grupo vai visitar o Centro de Excelência do Senar e a produção de frutas e vinho em Juazeiro.
Santa Catarina
Os destinos são Chapecó, Concórdia, São Joaquim e Florianópolis com foco nas cadeias de aves, suínos, uva, vinho e maricultura.
Mato Grosso
Os jovens irão visitar os municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Campo Verde para conhecer a produção de pecuária de corte, soja, algodão e o quanto a tecnologia e inovação impactam o setor.
Rondônia
Irão passar por Porto Velho, Cacoal e Ouro Preto do Oeste para conhecer a produção de cacau, café e pecuária de leite.
Boa sorte a todos os participantes.