A piscicultura tem se tornado uma atividade econômica cada vez mais relevante no Brasil, especialmente no estado do Rio de Janeiro. De acordo com Manoel Adriano, instrutor do curso do SENAR Rio, o aumento da demanda por pescado saudável e sustentável, aliado a práticas de manejo responsável, tem impulsionado o crescimento desse setor. “Com uma vasta quantidade de recursos hídricos e um clima extremamente favorável, o estado apresenta um potencial significativo para o cultivo de peixes, principalmente espécies nativas e tilápias”, disse.
Importância da Análise de Gerenciamento
A análise de gerenciamento é fundamental para o sucesso na piscicultura. Ela envolve a avaliação de diversos fatores, como o planejamento, a definição de metas, escolha das espécies a serem cultivadas e elaboração de um plano de manejo. O monitoramento, a avaliação contínua das condições de cultivo, como qualidade da água, alimentação, sanidade dos peixes e crescimento. O custo-benefício, a análise financeira que permite determinar a viabilidade econômica da atividade, ajudando na tomada de decisões e a sustentabilidade, para garantir a implementação de práticas que minimizam os impactos ambientais, promovendo uma produção mais responsável.
A presença de especialistas é decisiva para os piscicultores,principalmente, com o foco na análise de viabilidade e gerenciamento da atividade, oferecendo conhecimentos técnicos que ajudam a otimizar a produção, garantir a qualidade do produto e aumentar a rentabilidade do negócio.
Desta forma, o Senar Rio de Janeiro lançou o curso EaD “Viabilidade da Piscicultura de Água Doce“. Acesse na plataforma e inscreva-se.
Voltado para aqueles que desejam se aprofundar nos conhecimentos da piscicultura e entender melhor as práticas de gerenciamento e viabilidade econômica, o curso é uma excelente oportunidade, para enfrentar os desafios do setor e a implementar práticas eficientes e sustentáveis.
Outra importante iniciativa para a Piscicultura do Estado é a ampliação das linhas de atuação da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Rio, com a ATeG Piscicultura, com foco na produção em tanques, se incorporando ao trabalho já realizada nas cadeias produtivas de Bovinocultura de Leite e Corte, Cafeicultura, Olericultura, Fruticultura, Agroindustria Artesanal, Avicultura, Apicultura, que além da Piscicultura, também atenderá Floricultura e Ovinocaprinocultura.
Para mais informações sobre o curso “Viabilidade da Piscicultura de Água Doce”ou o ATEG – Piscicultura, entre em contato com o SENAR Rio :
WhatsApp EaD : 21/992204708
E-mail: ead@senar-rio.com.br