Nesta terça-feira (02), 35 pescadores iniciaram o Curso de Pescador Profissional Nível 1 (POP), no Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – SAPERJ, em Niterói. O objetivo é preparar profissionais para ingresso na Marinha Mercante, com a habilitação de Pescador Profissional Nível 1 e o recebimento da Caderneta de inscrição e registro (CIR). No ano passado, vários profissionais foram formados nesse mesmo programa.
Promovido pelo SENAR Rio e Capitania dos Portos/ Marinha do Brasil, o programa conta com a parceria do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), Sindicato dos Pescadores dos Estados do RJ e ES (SIPERJES), Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), empresa associada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Interior, Pesca e Agricultura Familiar e a Prefeitura de Niterói. O curso só reforça o compromisso dessas instituições com o desenvolvimento sustentável da pesca profissional no estado.
Formato
O Curso possui 116 horas para desenvolvimento dos conhecimentos e ocorre a bordo de embarcações, e combinam atividades teorias e prática para atender às necessidades reais do mercado. As atividades práticas foram ministradas por Luciana Fuzetti, bióloga, técnica da FIPERJ e parceira do SENAR Rio no programa de Formação dos Pescadores.
“Esta parceria reforça o compromisso do SENAR Rio e parceiros com a qualificação no setor agropecuário e pesqueiro fluminense. O curso é um investimento direto na formação profissional, regularização das atividades pesqueiras para melhoria da qualidade na atividade, e consequentemente o crescimento sustentável da pesca, aliando conhecimento técnico à preservação dos recursos naturais”, disse Raquel Lima, coordenadora pedagógica do SENAR Rio.
Quer saber sobre os nossos cursos? Entre em contato via WhatsApp (21) 99220-4708.