SENAR Rio realiza atividades remotas no curso Técnico em Agronegócio

Caminhando para o encerramento do semestre letivo, o curso Técnico em Agronegócio apresenta avaliação positiva dos alunos e tutores na execução das atividades remotas.

O curso Técnico em Agronegócio, executado através de metodologia híbrida (b-learning), com 80% das atividades online e 20% em atividades presenciais, neste semestre, devido a impossibilidade de execução presencial, passou a executar as atividades presenciais através de propostas educacionais remotas.

A coordenadora pedagógica, Raquel Lima, explica como aconteceu o trabalho desenvolvido:

“As propostas educativas desenvolvidas basearam-se em manter o objetivo de contextualizarmos a teoria, infelizmente, sem a possibilidade das visitas as propriedades rurais ou empresas, nossa rede de laboratórios práticos, mas utilizando a experiência e a vivência técnica de nossa tutoria através de atividades como videoconferências, debates em fóruns, chat e vídeos gravados.”

A plataforma online já utilizada pelos alunos passou por ajustes para receber as atividades presenciais (AVA presencial) e os tutores presenciais passaram por capacitação para utilização das ferramentas online.

O tutor presencial Mozart Valle, das UCS de Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo e Marketing Aplicado ao Agronegócio, falou da sua experiência:

“A experiência foi muito interessante. Trabalhei em duas situações diferentes. A turma de semestre regular com aulas (videoconferências) cheias, bem empolgante, com muita participação dos alunos, que continuava nas outras ferramentas, chats, fóruns, mensagens, etc, e a  turma de dependência com poucos alunos que transformou-se em uma consultoria online, muito efetiva.”

A tutora Aline Andrade da UC de Gestão da Produção e Logística, também reforçou a experiência positiva:

“A pandemia provocou uma nova forma de contato com as pessoas e a tecnologia ajudou neste processo. A experiência foi incrível, pois os alunos participaram ativamente, posso dizer que mais do que nas aulas presenciais, com  grande frequência e pontualidade.“

Os participantes também falaram da experiência com as atividades remotas:

“Acredito que as mudanças com a execução das atividades remotas trouxeram novas experiências, com uma forma simples, dinâmica e interativa. Não podemos parar e devemos ser persistentes em nossos objetivos.“ Gabriela Carvalho (polo de Campos dos Goytacazes)

“As aulas online dão uma comodidade muito melhor ao aluno, sabendo que ele pode estudar em seu ambiente de casa e familiar, não precisar se locomover, sofrer acidente. Mas eu não abro mão das aulas presenciais, mas sei que foi uma boa saída, para não perdermos um semestre ou talvez um ano de curso.” Ricardo Pré (polo de Campos dos Goytacazes)

“Eu gostei da experiência. Sabemos que foi corrido. Foi bom, proveitoso, as videoconferências funcionaram.  Acho que precisa de ajustes.  As coordenadoras terem participado do grupo nos ajudou muito, porque era tudo muito novo para todos.“ Anna Carolina Chidiquimo (polo de Barra Mansa)

As aulas presenciais remotas do primeiro semestre, incluindo as provas, iniciaram em 08 de junho, com data de encerramento em 12 de agosto, de acordo com o calendário divulgado aos alunos matriculados.

SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

O curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, é uma habilitação técnica de nível médio, com 1.230 horas, realizada em 4 semestres, com aulas em polos de apoio presencial, em uma parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais dos Municípios.

No momento, está sendo ofertado nos municípios de Barra Mansa e Campos dos Goytacazes.

Para maiores informações, acesse etec.senar.org.br.

Você pode também fazer contato através do e-mail senar@senar-rio.com.br ou telefone (21) 3380-9500.

2020-08-06T15:28:09-03:00 quinta-feira, 6 de agosto de 2020|