Após o maior Processo Seletivo da história, com mais de 16.000 inscritos em todo o país, o SENAR Rio deu início no último sábado (08) às aulas presenciais dos Cursos Técnicos nos Zootecnia e Agropecuária nos Sindicatos Rurais de Barra Mansa e Campos dos Goytacazes, polos de apoio presencial nos municípios. Essa nova etapa marca também a celebração dos 10 anos do Ensino Técnico na instituição, reforçando o compromisso com a qualificação profissional no setor agropecuário.
Uma década transformando vidas
As Coordenadoras Regionais, Mariana Alfenas e Raquel Lima, acompanharam a abertura do semestre e destacaram a importância do momento.
“É emocionante celebrar 10 anos do Ensino Técnico e ver tantas histórias de vidas transformadas pela qualificação profissional. Assim como a produção rural, diversos setores enfrentam desafios devido à escassez de profissionais qualificados. Nossos cursos formam técnicos preparados para atuar no mercado, e ao olhar para o futuro, já nos imaginamos daqui a 10 anos com mais cursos, novos polos e muitos alunos formados impulsionando a agropecuária fluminense”, destacou Raquel Lima, coordenadora Regional e Pedagógica do SENAR Rio.
Ela também ressaltou que está em pauta a oportunidade de incluir as regiões Noroeste e Serrana como polos do ensino técnico, em parceria com Sindicatos Rurais de Itaocara e Cordeiro – com apoio e incentivo das prefeituras locais.

Tutoria qualificada e metodologia ativa
A Coordenadora de Tutoria, Mariana Alfenas, destacou a equipe de tutores, composta por profissionais atuantes na agropecuária do estado, muitos deles vinculados a programas do SENAR Rio, como a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e a instrutoria de cursos em campo.
“Temos muito orgulho do nosso corpo técnico, que alia conhecimento teórico à prática diária no setor agropecuário. Nossas aulas seguem uma metodologia ativa, combinando teoria e prática, com atividades realizadas diretamente em propriedades rurais e agroindústrias. No SENAR, aprender fazendo é a regra”, afirmou Mariana.
Estrutura do curso
A primeira aula do semestre abordou a Unidade Curricular de Ambientação em EaD, que faz parte do Módulo Básico e inclui temas como Informação e Comunicação, Matemática Básica e Financeira, Noções de Economia e Fundamentos do Agronegócio. O objetivo é reforçar conhecimentos essenciais para a formação técnica específica, que terá início no próximo semestre.
Ao longo do semestre, com término previsto para junho, os alunos terão encontros presenciais aos sábados, incluindo a realização da primeira aula externa, em uma propriedade rural, para a disciplina de Fundamentos do Agronegócio. O grupo de estudantes é composto por produtores, familiares e trabalhadores rurais, além de alunos de ciências agrárias e profissionais de outras áreas interessados em migrar para o setor agropecuário.
Parcerias que impulsionam o ensino técnico
Além do apoio dos Sindicatos Rurais, que oferecem infraestrutura e suporte administrativo para os cursos técnicos, o SENAR Rio tem ampliado parcerias com prefeituras dos municípios. Um exemplo disso é a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Macaé, que disponibiliza transporte para os alunos que precisam se deslocar até o polo de Campos dos Goytacazes, reduzindo custos e incentivando a participação nas aulas.
Quer saber mais?
Se você tem interesse nos cursos técnicos do SENAR Rio, procure um Polo de Apoio Presencial ou entre em contato pelo WhatsApp (21) 99220-4708.