Café e cachaça foram temas das primeiras aulas externas de 2019.1 do curso Técnico em Agronegócio do SENAR Rio

Alunos do 1º semestre do curso Técnico em Agronegócio tiveram a primeira experiência de aula presencial externa com a Unidade Curricular de Introdução ao Agronegócio, com aulas sobre a produção de café e cana-de-açúcar para a produção de cachaças, além de outras atividades como o agroturismo e bovinocultura de corte.

O grupo do Polo de Campos dos Goytacazes visitou a Fazenda da Abadia, que possui mais de 100 anos de história no cultivo da cana-de-açúcar e que hoje mantêm um cuidadoso trato com os canaviais do Alambique Tellura, onde são produzidas as cachaças artesanais Prata, Jequitibá e Amburana, além da criação de bezerro nelore, meio sangue Nelore x Angus, como atividades da fazenda.

Turma do Polo de Campos dos Goytacazes.

Durante a visita, foi possível conhecer toda a produção da fazenda e do alambique, que tem hoje produção de 500.000 litros por safra e que em 2017, recebeu em Bruxelas, o reconhecimento do “Internacional Taste & Quality Institute”, uma referência mundial na avaliação e promoção de alimentos e bebidas através do Prêmio de Sabor Superior.

Em Barra Mansa, o tema da aula foi o café. A atividade foi realizada no Hotel Fazenda Florença, uma fazenda do século XIX situada no município de Valença, onde originalmente já se produzia café, e hoje, como um Hotel Fazenda, participa de um Projeto do SEBRAE-RJ de revitalização da cafeicultura no vale do café, com 04 hectares de café e mais um jardim parental.

Turma do Polo de Barra Mansa.

O tutor Marcelo Afonso falou um pouco sobre os pontos observados na aula:

“Nesta aula foi possível, além de observar a produção de café desde a colheita, a limpeza, secagem e no final saborear o delicioso café, que tem a sua produção basicamente vendida na fazenda, analisar o grande potencial da fazenda para o agroturismo, através da sua riqueza histórica sobre a produção do café na região”.

O Curso Técnico em Agronegócio

O Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, é uma habilitação técnica de nível médio, com 1.230 horas, realizada em 4 semestres com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais dos Municípios de Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Miguel Pereira e Sumidouro, locais dos polos de apoio presencial. Para maiores informações, acesse www.senar-rio.com.br. Você pode também fazer contato através do e-mail senar@senar.rio.com.br ou telefone (21) 3380-9500.

2019-07-18T13:41:16-03:00 quinta-feira, 6 de junho de 2019|