ATeG Rio realiza primeiro Dia de Campo da Cadeia Produtiva da Agroindústria em Valença

ATeG Rio realiza primeiro Dia de Campo da Cadeia Produtiva da Agroindústria em Valença

Palestra de Maurício Salles sobre como funciona a ATeG.

A ATeG Rio de Janeiro realizou seu primeiro Dia de Campo voltado para o setor de agroindústria, no Rancho Du Valle, famoso pela produção de queijos premiados e pelo doce de leite reconhecido entre os melhores do mundo no 3º Mundial do Queijo. A propriedade integra ainda a renomada Rota do Queijo. O evento reuniu 70 participantes, incluindo produtores rurais, estudantes universitários, e representantes do Sindicato Rural de Valença.

Rodrigo do Valle Nogueira, produtor rural e proprietário da Du Valle, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do trabalho em equipe. Ele enfatizou a oportunidade de compartilhar os resultados alcançados ao longo de quatro meses do programa ATeG: “Ao longo desses primeiros meses de atendimento, já tivemos avanços importantes, mas isso não seria possível sozinho. Contamos com o apoio fundamental da Secretaria de Agricultura do município, do SENAR Rio e do Sebrae. O produto rural está ganhando cada vez mais seu valor, mas precisamos estar preparados para essa transformação.  A luta é grande, e é essencial que todos trabalhem juntos, jogando no mesmo time”, afirmou.

Maurício Salles, gerente do ATeG SENAR Rio, ressaltou as ações do SENAR, como os cursos técnicos, a formação profissional e o trabalho desenvolvido pela ATeG em parceria com os sindicatos rurais e o Sebrae, que iniciou em 2016 – e em 2022 começou a atuar na agroindústria. Carlos, assessor do Sebrae, reforçou a importância dessa parceria para oferecer o melhor ao produtor rural, garantindo o desenvolvimento técnico e o aumento da rentabilidade.

Carlison Costa, supervisor da ATeG; Carla Valle, superitendente do SENAR Rio; Maurício Salles, gerente da ATeG Rio de Janeiro e Rodrigo do Valle Nogueira, produtor rural e proprietário da Du Valle.

Fábio Vicente apresentou a evolução e perspectivas do SIM nas agroindústrias de Valença, enquanto Bruno Guedes Escrivani, agente de atividades agropecuárias do SIE, abordou a legalização da agroindústria no Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RJ). Rafael Pereira, da Emater-Rio, explicou os procedimentos para emissão do Selo Arte, que permite a comercialização nacional de produtos artesanais de origem animal com garantia de qualidade e identidade.

Palestras

Carolina Castello Branco, instrutora do SENAR Rio, destacou a importância das Boas Práticas Agropecuárias nas propriedades, e Aline da Silva Machado Castro, técnica de Campo da ATeG, abordou o trabalho de adequação dos processos de fabricação nas agroindústrias participantes do programa.Veja mais fotos aqui.

 

Aline da Silva Machado Castro, técnica de Campo da ATeG Rio de Janeiro.