FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL
A Formação Profissional Rural – FPR é um processo educativo, sistematizado, que se integra aos diferentes níveis e modalidades da educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a vida produtiva e social, atendendo às necessidades de efetiva qualificação para o trabalho com perspectiva de elevação da condição sócio profissional do indivíduo.
Vincula-se diretamente ao mundo do trabalho e está associada à informação e à orientação profissional, centrada em ocupações reconhecidas no mercado de trabalho rural para a definição das ofertas educativas a serem adequadas ao nível tecnológico dessas ocupações. A FPR assume identidade e características próprias, objetivos profissionalizantes e conteúdos ocupacionais centrados no processo de trabalho, resultando em ganhos e aumento de produtividade para o produtor e trabalhador rural.
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
FIC – Formação inicial e continuada
De acordo com o decreto 5.154/04, os cursos de formação inicial e continuada – FIC, se referem à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização, em todos os níveis de escolaridade, podendo ser ofertados segundo itinerários formativos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.
O decreto 8.268/14 reforça a orientação de se organizar as trajetórias de formação com vistas a favorecer a sua continuidade. Além disso, as experiências realizadas nas instituições indicam elementos importantes para a definição desses cursos, os quais devem desenvolver-se a partir de metodologias interativas, alimentadas com estratégias voltadas para a formação integral do trabalhador, possibilitando demonstrações da articulação dos saberes (conhecimentos, habilidades e atitudes) pelos alunos.
Os temas abordados devem considerar a realidade do trabalhador e a bagagem cultural, de forma a possibilitar a aproximação dos saberes científicos com os populares, e aproveitar os conhecimentos nas áreas de ocupação (reconhecimento e avaliação dos saberes), os diferentes modos de realização, subsistência e progressão no mundo do trabalho, levando em conta novas abordagens, como a Economia Solidária, forma de trabalho cooperado, autogestionário e sustentável.
FORMAÇÃO INICIAL
É a educação profissional destina a qualificar jovens e adultos, independentemente de escolaridade prévia e de regulamentação curricular, podendo ser oferecida segundo Itinerários Formativos, de forma livre, em função das necessidades das pessoas inseridas no setor agropecuário brasileiro.
Programa de Aprendizagem Profissional Rural
FORMAÇÃO CONTINUADA
A formação é o processo educativo que se realiza ao longo da vida, com a finalidade de desenvolver competências complementares, incluindo, quando necessário, a elevação da escolaridade básica do cidadão. Os cursos de formação continuada têm a carga horária mínima estipulada com base nas necessidades de formação do público e apresentam como requisito para o ingresso a comprovação de formação inicial ou a avaliação e o reconhecimento de competências para o aproveitamento em prosseguimento dos estudos. Compreende a natureza de programação: Aperfeiçoamento, Atualização e Especialização.