O laboratório da Cooperativa de Café do Norte Fluminense (Coopercanol) está recebendo amostras de cafés com foco na produção de cafés especiais para classificação e degustação. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o SENAR Rio e a ALQUALIS EMPRESA JÚNIOR/IFF Bom Jesus.
A avaliação de cafés apresenta diversos benefícios para toda a cadeia produtiva. Os produtores passam a ter informações precisas, o que valoriza o produto e permite a identificação de pontos de melhoria. Compreendendo as características de um lote de café, os produtores podem ajustar práticas agrícolas de manejo e processos pós-colheita para aprimorar a qualidade nas safras subsequentes.
As informações são valiosas para compradores, torrefações e cafeterias, fornecendo um instrumento confiável para aquisição de matéria-prima diretamente dos produtores e valoriando seu trabalho.
Assim, a contratação de serviços de classificação física e sensorial de cafés, utilizando a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA), apresenta uma série de benefícios diretos. Este documento visa justificar tecnicamente essa contratação, destacando as vantagens associadas à avaliação detalhada da qualidade dos cafés.
O atendimento aos produtores será às terças e quintas-feiras no horário de 09:00 às 15:00 horas. As amostras poderão ser entregues na Coopercanol a qualquer dia da semana.
Comentários